Como Funciona

O processo de cremação passa por duas etapas combustíveis. A primeira diz respeito ao corpo e ao ataúde, atingindo a temperatura aproximada de 600 graus. Na segunda fase, são processadas as substâncias particuladas e gases resultantes da etapa anterior. Esse procedimento ocorre na temperatura aproximada de 850 graus. Para que todo o processo esteja dentro das normas que visam à redução dos riscos ambientais, é exigido que o ataúde não tenha revestimento em verniz e que todas as suas partes metálicas sejam retiradas.

O corpo também é preparado para não conter qualquer tipo de peças metálicas, a fim de garantir a qualidade dos gases emitidos para a atmosfera. O tempo total de cremação varia de duas horas a duas horas e meia.

Procedimentos

Para as pessoas que tiveram um acompanhamento médico são necessários os seguintes documentos:

• Declaração de óbito (D.O.) fornecida por dois médicos que assistiram o falecido.

• Autorização de duas pessoas da família (ascendentes, descendentes e/ou colaterais) não obrigatoriamente nessa ordem, tendo variantes dependendo dos familiares vivos.

Para pessoas cuja morte tenha ocorrido de forma violenta ou sem acompanhamento médico:

• Atestado fornecido por médico legista;

• Autorização de duas pessoas da família (ascendentes, descendentes e/ou colaterais) não obrigatoriamente nessa ordem, tendo variantes dependendo dos familiares vivos.

• Autorização judicial, fornecida por Juiz da Comarca onde tenha ocorrido o óbito.

Em todos os casos, a cremação só poderá ser realizada após decorridas 24 horas da constatação do óbito.

CREMAÇÃO

É um processo que, através da autocombustão, transforma um corpo em restos cremados.

A OPÇÃO PELA CREMAÇÃO

A cremação apresenta-se como uma tendência, e uma solução para o problema da lotação e falta de segurança nos cemitérios tradicionais. Além disso, isenta de custos futuros como anuidades ou manutenção cemiterial. A cremação é a melhor opção para quem quer fazer da despedida uma boa recordação.

DESTINO DOS RESTOS CREMADOS

O destino final das cinzas é uma decisão particular da família. A mesma dará a destinação que melhor lhe convier.

URNAS

São recipientes destinados à acomodação dos restos cremados. Possuem formas e tamanhos variados e podem ser encontradas de diferentes materiais.

MEIO AMBIENTE

Atualmente a cremação é o processo que oferece o menor risco ao meio ambiente, assim, todos os crematórios que a Funerária Santa Clara é conveniada possui infraestrutura necessária para realizar o processo de cremação sem dano algum ao meio ambiente, conforme as determinações do CONAMA, (Conselho Nacional do Meio Ambiente)

PRAZO PARA A CREMAÇÃO

A única determinação legal referente ao processo de cremação, é de que sejam aguardadas 24 horas do óbito. Algumas crenças exigem que a cremação seja realizada após um período maior de tempo, circunstância essa que sempre é respeitada e cumprida.

CAIXÃO

O ataúde (caixão) é cremado juntamente com o corpo. Os ataúdes utilizados para este processo seguem uma determinação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que os tornam “ecologicamente corretos” com a utilização de tintas e vernizes a base d’água e sem a utilização de plásticos, vidros e metais. Isso evita a liberação de possíveis poluentes durante a sua queima. E por a madeira ser de densidade leve em virtude da volatilização causada pelo calor, apenas 0,01% da madeira da urna resta no final do processo.

MORTE VIOLENTA

O corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só pode ser cremado com autorização judicial.

VELÓRIO

A cremação não dispensa velório, pois ele é sempre realizado respeitando as tradições e crenças da família.

DECLARAÇÃO EM VIDA

O desejo de ser cremado pode ser expresso em vida. A Funerária Santa Clara disponibiliza a documentação necessária e encaminha ao cartório de registro de títulos e documentos para que este desejo tenha valor legal. É sempre importante expressar a sua decisão aos familiares e amigos.

CREMAÇÃO DE RESTOS MORTAIS

Corpos já sepultados podem ser cremados desde que obedeçam ao tempo mínimo de exumação (retirada dos restos mortais), conforme legislação de cada cemitério. Corpos cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só podem ser cremados com autorização judicial ou transcorridos 20 anos da data do ocorrido.

INVESTIMENTO

Acione nosso plantão 24 horas afim de esclarecer os valores da cremação, pois possuímos convênios com os crematórios de Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Rosa, ambos no Rio Grande do Sul.